quinta-feira, 2 de outubro de 2014

#4 Extra! História dos Games! 4ª Geração Consoles Portáteis

Olá Galera,
Estamos de volta com mais um episódio da série "História dos Games!". Como prometido, hoje venho trazer a vocês uma matéria extra da 4ª Geração de Consoles, Os Portáteis. Achei interessante falar sobre os portáteis separadamente pois não há muitas informações sobre eles e também porque foi uma época muito importante para mim, pois me traz muitas lembranças dos tempos de Game Boy. Espero que gostem e continuem acompanhando o blog!

Game Boy
O desenvolvimento do portátil foi iniciado em 1986 por Gunpei Yokoi e a equipe R&D da Nintendo japonesa. O objetivo era combinar as características do Famicon com a portabilidade do "Game & Watch" também produzido por Yokoi. O primeiro protótipo do console foi apresentado à diretoria da Nintendo em 1987, surpreendendo os empresários. O presidente da empresa especulou 25 milhões de unidades vendidas em três anos, mas a quantidade foi de 32 milhões. Foi lançado em 1989 e teve sua primeira alteração estética e tecnológica após oito anos.

O projeto foi anunciado e mostrado na feira E3 de 1987, porque a Nintendo queria entrar no mercado de portáteis. Com o grande sucesso do NES, a empresa tentou, mais uma vez, fazer sucesso com este console. Em 1988, já estava tudo pronto, e começava a ser vendido em Abril de 1989.

O aparelho tinha que ser um console de jogos realmente portátil (cabia no bolso de qualquer camisa ou calça), simples (o processador principal tinha apenas 4,19 Mhz e o seu display era a preto e branco), eficiente (as pilhas duravam até 20 horas ininterruptas), barato (foi lançado por algo equivalente a 100 dólares) e que levaria até aos jogadores, onde quer que estivessem, a diversão que até então só poderia ser experimentada no conforto dos seus lares ou em salões de jogos.

O Game Boy foi lançado em Abril de 1989 com um display de cristal líquido monocromático de fundo verde, jogos em preto e branco, gráficos de 8-Bits e com a possibilidade de ser jogado por mais de uma pessoa, utilizando o Cabo Game Link. Já vinha de fábrica com o jogo Tetris e a sua produção durou entre 1989 e 1995.

Em 1996 foi lançado o "Game Boy Pocket", com acabamentos prateados metalizados, 30% menor que o Game Boy normal e display monocromático mais nítido. Funcionava com 2 pilhas AAA, o que lhe possibilitava caber na palma da mão, mantendo o mesmo tamanho do display, porém com mais brilho e nitidez.

Em 1997 foi lançado o "Game Boy Light", alguns milímetros maior do que o Game Boy Pocket, só que com uma extra - luz interna, o que lhe permitia ser jogado no escuro, e também perdeu o fundo esverdeado, que cansava bastante a vista. Este modelo é bastante raro, pois só foi lançado no Japão. Também há indícios de que foi lançado no Brasil(carece de fontes)


Em 1998 foi lançado o "Game Boy Color", já com um display colorido e capaz de reproduzir os jogos antigos de seus antecessores. A nova tecnologia trouxe um display de LCD com baixo consumo de energia e transmissão de dados por infra-vermelho, porém apenas com alguns jogos compatíveis. Aproveitando o sucesso da série Pokémon, a Nintendo produziu uma versão especial do console com um Pikachue um Pichu estampado, chamado de Game Boy Color: Pikachu Edition.

Pokemon Red/Blue/Green foram um dos principais games do console marcando de vez a chegada do Game Boy. Pokemon Red/Blue/Green vendeu absurdos 20 Milhões de jogos no mundo todo, obviamente um jogo sem grande poder de gráfico mas com uma jogabilidade formidável que proporcionava varias horas de lazer para o jogador. Uma história bem interessante e dinâmica, explicando o porque estes jogos venderam tanto. hoje em dia Pokemon ainda faz parte do repertório da Nintendo sendo a garantia de recordes de venda. o atual game da Game Freak é Pokemon X e Y Com Gráficos excelentes e jogabilidade incrível, e claro nunca abandonado a temática do jogo. Em novembro vem o lançamento de mais um game da franquia "Pokemon Omega Ruby e Pokemon Alpha Sapphire" Vale lembrar que antes de Pokemon entrar na TV, Pokemon foi antes de tudo um game, onde deu origem ao anime que até hoje se faz presente na TV.

Atari Lynx
O Atari Lynx foi um console de videogame portátil produzido pela Atari, lançado em 1989, sendo o primeiro a apresentar tela colorida. Fazendo parte dos videogames de quarta geração, concorreu com o Game Boy da Nintendo, lançado um mês antes, e com o Game Gear da Sega e o TurboExpress da NEC, lançados no ano seguinte.


Foi o segundo console portátil a ser produzido pela Atari, depois do Touch Me, lançado em 1978.

O Lynx foi originalmente desenvolvido pela Epyx (uma sofhouse que desenvolveu sucessos como California Games, Summer Games, Winter Games, entre outros) em 1987, sendo inicialmente chamado de Handy Game. Dois de seus criadores, Dave Needle e R.J. Mical, também participaram da equipe de desenvolvimento do computador Amiga.1

A Epyx exibiu seu projeto em público pela primeira vez em janeiro de 1989, durante o Winter Consumer Electronics Show. Porém, a empresa enfrentou problemas financeiros, e tornou-se evidente que eles não seriam capazes de produzir o Handy Game por conta própria. Após procurar por parceiros, a Epyx chegou a um acordo com a Atari, que ficaria encarregada da produção e comercialização do console, enquanto a Epyx lidaria com o desenvolvimento de software. A Atari então exibiu o projeto no Summer Consumer Electronics Show sob o título provisório de Portable Color Entertainment System. Posteriormente, foi alterado para o nome definitivo, Atari Lynx (lince, em inglês), quando o console foi distribuído aos revendedores.

O Lynx era um video game que usava um processador central de 8 bits (o 6502) e um processador de video de 16 bits (esta estratégia também foi usada pela NEC com o PC Engine). Isto fez com que o Lynx tivesse imagens fantásticas para a época e jogos excelentes. Mais de uma centena de jogos foram lançados para o Lynx. Grande parte deles agradou ao público, em especial SLIME WORLD, jogo para até oito pessoas, onde o objetivo era matar monstros em uma caverna imensa. Os maiores sucessos foram Blue Lightning, California Games, Double Dragon e Shadow of the Beast.

Foi lançado para concorrer com o Game Gear da Sega e com o Game Boy da Nintendo. Porém, devido ao seu alto custo (US$ 180,00 na época), em função de seu procesador de 16 bit e sua tela de alta definiçao, que consumiam muita bateria, acabou no ostracismo.

Road Blasters RoadBlasters é um jogo de arcade lançado pela Atari Games em 1987. Em RoadBlasters, o jogador deve navegar em um carro esporte através de 50 diferentes pistas de corrida chegando à linha de chegada antes de ficar sem combustível. Um jogo bem divertido e com um gráfico surreal (Para a época) tinha a mesma qualidade que um console de mesa. Um game não muito conhecido mas vale apenar jogar.


Sega Game Gear
Sega Game Gear é um console de videogame portátil, de 8 bits, desenvolvido e produzido pela Sega. Fazia parte da denominada 4ª geração de consolas e surgiu em resposta ao portátil da Nintendo, o Game Boy.

Chamado "Projeto Mercúrio" durante o seu desenvolvimento, o Game Gear foi lançado inicialmente no Japão, em 6 de outubro de 1990. Na América do Norte e no Brasil foi lançado em 1991, e na Europa e na Austrália foi lançado em 1992.

O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas o Game Gear leva vantagem por possuir uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som stéreo. O Game Gear inclusive contém um modo de compatibilidade com o Master System, permitindo a execução dos seus jogos através de um adaptador (pois o tamanho dos cartuchos é diferente), mas não sendo possível o contrário, devido a citada maior paleta do Game Gear.

Mesmo possuindo especificações técnicas superiores em comparação ao Game Boy, o Game Gear não conseguiu conquistar o mercado esperado por diversos fatores, dentre os quais destacam-se:

-Mesmo sendo um portátil, o Game Gear ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente, o que dificultava seu transporte.

-A necessidade de 6 pilhas AA para fazê-lo funcionar;

-A tela possui iluminação interna que consome muita energia, acabando com as pilhas com poucas horas de uso;

-O Game Boy foi lançado um ano antes e já havia ganhado boa parte do mercado, com uma disponibilidade muito maior de jogos.

Sonic Hedgehog 2 é um videojogo de plataforma lançado pela Sega para a Master System e a Game Gear. A versão Master System foi lançada no Brasil a 25 de Outubro de 1992, e na Europa por volta da mesma altura. A versão Game Gear foi lançada na Europa a 29 de Outubro de 1992, na América do Norte a 17 de Novembro de 1992 e no Japão a 21 de Novembro de 1992. Por ter sido lançado antes da versão 16-bit da Mega Drive, as edições 8-bit de Sonic the Hedgehog 2 representam a estreia da personagem Miles "Tails" Prower, melhor amigo de Sonic the Hedgehog que se tornou uma presença habitual na série. É considerado por muitos fãs o jogo mais dificil da série Sonic.

Turbo Express
O TurboExpress é um console de videogame portátil, lançado pela NEC em 1990 e é, essencialmente, uma versão portátil do console casa TurboGrafx-16 / PC Engine que veio 2-3 anos antes. Ele foi vendido como o PC Engine GT (Game Tank) [carece de fontes] no Japão.

É o primeiro console portátil de videogame capaz de produzir gráficos de 16 bits. Ele pode jogar todos os jogos HuCard do TurboGrafx-16. Ele tem uns 66 mm (2,6 pol.) Tela, o mesmo que o Game Boy original, e pode exibir 64 sprites de uma só vez, 16 por linha de varredura, em até 481 cores de uma paleta de 512 Tem 8 kilobytes de memória RAM. O Turbo segue seu CPU HuC6280 em 1,79 ou 7,16 MHz.

Como parte da quarta geração de jogos, o TurboExpress competiu principalmente com o Nintendo Game Boy, Game Gear, da Sega, ea Atari Lynx. No entanto, com 1,5 milhões de unidades vendidas, muito atrás de seus dois principais concorrentes, o TurboExpress não conseguiu ganhar participação significativa de vendas ou de mercado.

Bonk's Adventure Também foi o destaque do Turbo Express, sem perder qualidade o game continua proporcionando varias horas de diverção. (O game já foi comentado!)

É isso Galera chegamos ao final, vejo vocês no próximo capítulo dessa história. Espero que gostem!

Obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário